Totalmente reformulada, a revista Chico apresenta novo layout, mais moderno, mais colorido e mais leve. O novo formato permite melhor usabilidade e conforto para a leitura
Cícera Cabrail, vice-cacique do povo indígena Pankará, Aldeia Serrote dos Campos, Itacuruba (PE)
A nova revista do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Chico, foi lançada durante a XX Plenária Extraordinária, realizada no dia 25 de agosto, em Brasília (DF). A publicação tem como tema de capa as belezas do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Localizado na Bacia do São Francisco, o parque compreende 56.500 hectares que abrangem os municípios de Itacarambi, Januária e São João das Missões, no Norte de Minas. Com mais de 140 cavernas e pinturas rupestres que datam de 11 mil anos, o parque nos leva a uma viagem ao passado.
Uma entrevista com o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, mostra o posicionamento do colegiado em relação à gestão das águas do rio São Francisco. Outra matéria descreve as realizações, projetos e ações do Comitê. A revista aborda ainda a polêmica questão do MATOPIBA, acrônimo que une a área produtiva de quatro estados brasileiros – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a última fronteira agrícola em expansão do mundo.
A devastação da Caatinga e do Cerrado e o que o CBHSF vem fazendo para recuperar estes dois biomas tão importantes é um dos destaques da Chico. A luta pela criação do Comitê da Bacia do rio Parnaíba está descrita nas páginas da revista, que conta também a bela história dos índios Pankará, que, por meio de investimentos do CBHSF, vão receber água em suas torneiras.
A revista convida o leitor a uma incursão cultural pelo Velho Chico. A matéria “Francisco, Francisco” levanta literatura, arte, música e cinema, todos inspirados no rio. A publicação traz ainda a história da jornada de Ronaldo Fraga, um dos estilistas mais conhecidos do país, pelo rio São Francisco. A coluna “Aconteceu”, destaca os acontecimentos mais relevantes de cada uma das Câmaras Consultivas Regionais do CBH São Francisco.
Boa leitura!
Leia a versão digital da Revista Chico