Receita mineira: Frango Caipira com farinha de mandioca

24/07/2015 - 15:52

Os pratos típicos da região do Alto São Francisco, são feitos à base de peixes, frango e frutos do cerrado. Hoje, separamos uma receitinha típica de Minas Gerais, um saboroso Frango Caipira com Farinha de Mandioca à mineira.

Ingredientes

. 1 galinha caipira de 2 kg cortada em pedaços
. 1/4 de xícara de suco de limão
. Sal a gosto
. 2 dentes de alho picados
. 1 cebola média picada
. 2 colheres (sopa) de óleo
. 1/2 xícara de hortelã picada
. 1/2 xícara de farinha de mandioca

Modo de preparo

Numa tigela, ponha os pedaços de galinha e distribua o suco de limão sobre eles. Deixe descansar por cinco minutos. Escorra. Tempere com sal, o alho e a cebola. Coloque o óleo numa panela de pressão destampada, junte o frango e deixe cozinhar em fogo alto por 15 minutos.
Cubra a galinha com água e tampe a panela. Quando ferver, retire do fogo e espere a pressão sair. Acrescente a hortelã e volte ao fogo com a panela destampada por mais cinco minutos. Retire a galinha e reserve o caldo do cozimento. Distribua os pedaços numa travessa, cubra e reserve.
Em outra panela, coloque a farinha e acrescente água suficiente para umedecê-la bem. Junte três xícaras do caldo reservado e leve ao fogo, mexendo até engrossar e se soltar do fundo da panela. Ponha em outra tigela e sirva com o frango.
Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)