Projeto Vale Ouro: acervo fotográfico do Vale do São Francisco

14/04/2016 - 18:25

O rio São Francisco é uma fonte gigante de inspiração. Recentemente, o rio foi objeto de pesquisa e registro fotográfico do jornalista Gabriel Fagundes dos Santos, 28. Com um acervo de mais ou menos 100 fotografias, o projeto, denominado “Vale Ouro” é um passeio entre o sertão baiano e pernambucano.
Nas margens do Velho Chico, a pé ou a passeio de barco com pescadores, o jornalista passou cerca de um mês e meio na região do Vale do São Francisco para realizar fotografias e eternizar, com um olhar puro e sensível, algumas belezas da região sanfranciscana.
A ideia é que, após o registro das imagens, o projeto evolua para exposição física e ajude a sensibilizar a população para preservação do recurso natural, chamando a atenção das pessoas para um assunto importante: o assoreamento do rio.
“A novela ‘Velho Chico’ ajuda, instiga, levanta o Rio São Francisco por estar em horário nobre e ser protagonista da situação, mas precisamos levar a sério a questão hídrica. Num passeio de barco para as fotos, encontrei o fundo do rio com o remo. Em Sobradinho, o nível está super baixo, a hidrelétrica abastece praticamente o Nordeste todo”, enfatiza Gabriel.
Apesar do olhar crítico, as fotos não são denunciantes e sim poéticas, a fim de mostrar a grandiosidade e valor que a região do Vale do São Francisco tem.
Confira um pouco do acervo:

Para conhecer outros projetos do fotógrafo, acesse:
Fanpage
Instagram