Projeto Cinema no Rio 2016

28/09/2016 - 8:50

O Projeto Cinema no Rio, em sua 11ª edição, realizou mais uma vez a jornada pelas redondezas do Velho Chico levando o cinema nacional à população ribeirinha. Desta vez, o projeto subiu o rio São Francisco até Pirapora, celebrando os 60 anos de uma das obras mais importantes da literatura brasileira, Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.
Entre os dias 25 de agosto e 4 de setembro, o “barco do cinema” passou por 10 cidades ribeirinhas do trecho mineiro da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Além da exibição em praça pública de filmes em longa e curta metragem, o projeto também produz e exibe um documentário em cada comunidade por onde passa, além de oferecer oficinas de fotografia para crianças e adolescentes das escolas públicas.
A ideia do projeto é democratizar o acesso à cultura para a população ribeirinha por meio da exibição de curtas e longas-metragens nacionais, tentando evidenciar para esse povo a identidade local no cinema nacional, além de levar conhecimento, incentivo e também divulgar a cultura regional.