O colorido do Reisado

12/02/2014 - 18:32

É um festejo muito lindo de se ver, são homens e mulheres vestidos com roupas coloridas adornadas com fitas de cetim, chapéus grandes de diferentes formatos e munidos de instrumentos musicais como sanfonas, pandeiros, violas ou rabecas.
O Reisado é uma festa que engloba o sagrado e o profano, trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses e popularizada por diversas regiões do país. Em São Paulo o festejo é conhecido como Folia de Reis, Bumba-meu-boi ou Boi Bumbá e é comemorado na véspera do dia de reis, assim como em outros estados. Na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em algumas cidades de Alagoas, Sergipe e Bahia, a festa continua a ser denominada como Reisado e acontece em qualquer época do ano, não só no período antecede ao dia de reis.
Essa manifestação cultural que se tornou tão popular tem diversas modalidades, suas formas de apresentação variam de lugar para lugar. O que é comum em todas essas apresentações, sem dúvida, é a alegria trazida para quem está assistindo, a música animada e a dedicação dos participantes em realizar um lindo trabalho.