Costumes do Alto São Francisco

05/03/2014 - 18:25

Na Bacia do Rio São Francisco a região hidrográfica que compreende o alto curso do rio corresponde a uma área de aproximadamente 17,5 % de toda a bacia. Essa região comtempla cidades dos estados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.
É bem comum ouvir falar do jeito calmo das pessoas dessa região. Mineiro tem fama de quieto, de calado. Já em Goiás o personagem símbolo é o sertanejo, uma figura séria, tranquila e muito hospitaleira. E o pessoal de Brasília ficou marcado por seu jeito prático e apressado.
A culinária do Alto São Francisco, sem dúvida, é uma das mais representativas do Brasil, quem nunca repetiu uma porção de feijão tropeiro, de pão de queijo, de doce de abóbora ou de galinha caipira? Todos esses são pratos deliciosos, típicos e muito apreciados pela maioria das pessoas.
Dentre as manifestações folclóricas do Alto São Francisco as mais populares são o Congado, o Reisado, a festa do Divino, as figuras da Iara, do saci-pererê e do caboclinho d’água do Velho Chico.
Muita diversidade há nessa região, há muito para se ouvir, ver e provar. A população e muito acolhedora, as raízes culturais se fortaleceram com o tempo e a história ficou marcada na memória das pessoas, nos monumentos históricos e nos costumes que ainda estão presentes no cotidiano.