Comunidades Quilombolas pela bacia do rio São Francisco

01/07/2014 - 15:18

A origem dos negros na bacia do São Francisco firmou-se quando foi desenvolvida extensivamente a pecuária em suas margens, por volta do século XVII. Desde então, são conhecidos lugares chamados “quilombos”, local aonde os escravos iam quando fugiam para ganhar sua autonomia.

Na região do Médio São Francisco, especialmente na Bahia e em Minas Gerais, ainda é forte a presença de comunidades quilombolas. Lá estão concentradas 23 comunidades, sendo 17 reconhecidas e 6 em processo de etnogênese, representando uma herança cultural valiosa à região.
Em Juazeiro, se destaca o maior número de comunidades Quilombolas, totalizando 14 delas. Uma comunidade Quilombola chamada Barrinha da Conceição possui titulação de suas terras, o que não é comum nessas comunidades, tem aproximadamente 60 pessoas e não aceita pessoas de “fora”.
Até um tempo atrás eles produziam o próprio plantio, mas hoje, a maioria trabalha na zona urbana de Juazeiro.  Infelizmente, na aldeia não há escolas para as crianças, posto de saúde, nem saneamento básico.