A monumental hidrelétrica de Xingó

02/03/2015 - 17:20

Entre Alagoas e Sergipe, no meio do Rio São Francisco, encontra-se uma gigante que traduz o espírito de cooperação entre o homem e a natureza. Esta é a Usina Hidrelétrica de Xingó, uma das maiores do Brasil, que além de ser grande produtora de energia e colaborar com a irrigação local, também é um grande ponto turístico da região.
A construção da barragem que pertence à usina hidrelétrica deu origem a um lindo cânion, com uma enorme extensão navegável. O vale formado pelo cânion possui 65 quilômetros de extensão, uma largura que varia de 50 a 300 metros através do seu comprimento e possui 170 metros de profundidade.
Mas não são apenas as dimensões que tornam esse lugar interessante. As rochas de granito avermelhado e cinza unidas as verdes águas, tornam o local uma ótima opção para passeios náuticos nos labirintos formados pela barragem, onde hoje habitam calmas águas navegáveis e uma paisagem deslumbrante.
Além da inconfundível beleza, a hidrelétrica de Xingó que é gerenciada pela Chesf abastece com energia elétrica uma grande parte do Nordeste, além de prestar-se ao desenvolvimento de projetos de irrigação e ao abastecimento de água para a cidade de Canindé/SE. Esse é um dos destinos ao longo do Velho Chico que merece receber uma visita!