A lenda da pesadeira

29/01/2014 - 19:45

Tem criança que tem medo da cuca, tem outras que morrem de medo do bicho papão, mas lá na bacia do São Francisco o que tira o sossego da molecada, e de muita gente grande que acredita em lenda, é a pesadeira.
A história da pesadeira é mais uma das que se houve nas cidadezinhas banhadas pelo Velho Chico. Segundo os mais antigos, ela chega de noite logo quando o sono da vítima está bem confortável e embalado, entra na casa pelo telhado e com os pés na barriga do coitado, a pesadeira toda enrugada e muito feia, sufoca aos poucos quem está dormindo. Para escapar dela é preciso pegar o seu chapéu vermelho, aí sim ela fica leve como uma pluma e muito calminha. Para recuperar esse adorno que cobre seus cabelos despenteados, a pesadeira atende a todo e qualquer pediu de quem conseguiu realizar o feito.
Dizem que a pesadeira só visita a cama de quem comeu muito antes de dormir e foi se deitar de estômago cheio, o conselho que as mães dão para que as crianças não recebam essa pavorosa visita durante a noite é que elas não durmam de barriga para cima.