A Igreja de Santa Maria dos Anjos

05/03/2015 - 16:54

Um imponente rochedo que esconde um inestimável patrimônio histórico cultural e ainda margeado pelo grandioso rio São Francisco, este é o município de Penedo. A história da cidade se confunde com a própria historia do inicio do nosso país e a Igreja e Convento de Santa Maria dos Anjos é um exemplo disso.
A igreja, fundada em 1682, foi construída a pedido da população da vila pelos frades franciscanos que eram pioneiros na difusão da fé cristã no Brasil. Sua construção se deu em conjunto com o Convento Franciscano de mesmo nome. Ao todo, a obra do complexo franciscano levou 99 anos para ser concluída.
Marcada pela arquitetura barroca, a igreja revela a história da ordem franciscana por entre os móveis antigos e a sua estrutura pintada com ouro em pó, clara de ovo e óleo de baleia. O espetáculo para os olhos é coroado pela pintura de teto feita por Libório Lázaro Lial Alves, onde os olhares de Maria e dos anjos pintados acompanham o visitante, não importando o ângulo onde ele se encontre.
Além das belezas e histórias impregnadas em cada canto da Igreja, a mesma ainda abriga o Museu de São Francisco, onde pode se encontrar curiosos objetos como o ferro com que se produzia a hóstia e uma imagem do próprio São Francisco tocando violino. A bela igreja é dos pontos turísticos de Penedo, cuja parada é obrigatória para aqueles que apreciam a história local e a beleza da arquitetura barroca.