Hoje é dia de saudar um povo muito importante para a história do país: o nordestino. Aquele que é apegado às suas culturas e às características de onde vive, conserva suas raízes, seus costumes, suas tradições e história. Um povo que persiste, luta e vence as dificuldades.
Apesar do rio São Francisco não ser um rio nascido no nordeste, ele percorre três estados da região: Alagoas, Bahia, Sergipe e Pernambuco. Além disso, o rio beneficia o povo nordestino que tanto sofre com a seca e as consequências dela, já que, o rio gera abastecimento de água, energia, turismo e pesca para a região.
Por isso, hoje é dia de comemorar. Comemorar a existência dessa região, desse povo alegre e trabalhador, e comemorar também a existência desse rio que melhora a qualidade de vida desse povo e de muitos outros.
É preciso cuidar do Velho Chico e isso garantirá muitas vidas futuras. E, além do rio, é preciso também termos consciência de que é preciso preservar as plantas, os animais e os biomas, porque são, muitas vezes, necessários para a subsistência de muitas famílias do Nordeste.