Presidente do CBHSF oferece apoio, através da Agência Peixe Vivo, à bacia do Rio Paraopeba

26/01/2019 - 14:30


O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, solicitou à Agência Peixe Vivo, que tome medidas necessárias e cabíveis em face dos graves eventos que estão se desdobrando pelo rompimento da barragem de rejeito em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.


A lama que já atingiu o leito do Rio Paraopeba, pode impactar o Rio São Francisco. Assim faz – se necessário, dentro do alcance da Agência Peixe Vivo, que se acompanhe em regime emergencial a situação, sobretudo através da Diretoria Técnica da entidade delegatária, com o contato permanente com a Agência Nacional de Águas (ANA) e com os órgãos e autoridades competentes do Estado de Minas Gerais com informações sobre o avanço da lama de rejeitos.
O presidente também solicita que seja analisado o tipo de apoio concreto que o CBHSF pode oferecer com os recursos oriundos da Cobrança pelo Uso da Água e dentro dos marcos legais à bacia hidrográfica do Rio Paraopeba e outras instituições públicas.
Rio Paraopeba
A nascente do Rio Paraopeba está localizada ao sul do estado de Minas Gerais, no município de Cristiano Otoni, e sua foz está na represa de Três Marias, no município de Felixlândia. Outros rios importantes na bacia são o Águas Claras, Macaúbas, Betim, Camapuã e Manso.
A bacia do rio Paraopeba engloba 48 municípios, sendo 35 municípios com sede na bacia. São eles: Belo Vale, Betim, Bonfim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Casa Grande, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Cristiano Otoni, Crucilândia, Curvelo, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Felixlândia, Florestal, Fortuna de Minas, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itatiaiuçu, Itaúna, Itaverava, Jeceaba, Juatuba, Lagoa Dourada, Maravilhas, Mario Campos, Mateus Leme, Moeda, Ouro Branco, Ouro Preto, Papagaios, Pará de Minas, Paraopeba, Pequi, Piedade dos Gerais, Pompéu, Queluzito, Resende Costa, Rio Manso, São Brás do Suaçuí, São Joaquim de Bicas, São José da Varginha, Sarzedo e Sete Lagoas.
A população total da bacia é de 1.318.885 milhão.
 

*Texto: Ohana Padilha
*Foto: Daniel Duarte