Comunidade participa de audiência sobre recuperação hidroambiental do Rio Piauí

19/03/2018 - 11:05


A comunidade inserida nas porções Média e Baixa do rio Piauí, em Alagoas, acompanha de perto o andamento dos trabalhos de recuperação hidroambiental neste que é o principal afluente perene do  São Francisco no estado. Na última quinta-feira (15), a empresa Engenatus, contratada por licitação para a execução nos serviços, realizou audiência pública na Câmara Municipal de Feliz Deserto (AL), na qual apresentou a etapa em que estão as intervenções promovidas na região.
O trabalho de recuperação hidroambiental é financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água bruta e estão sendo promovidos serviços de recuperação de nascentes; plantio de 130 mil mudas; adequação de estradas rurais; cercamento em mais de 71 mil metros; além de mobilização social.  O rio Piauí abrange os municípios de Feliz Deserto, Junqueiro, Penedo, Piaçabuçu, São Sebastião e Teotônio Vilela.
O engenheiro florestal Maxmüller Andrade Moura expôs à comunidade os números do projeto. “Aqui há uma peculiaridade”, alertou. “É que a maioria das nascentes está com apenas dois proprietários. Mas mesmo assim, já executamos 97% do cercamento previsto; 39% do plantio de mudas programadas e 24% de execução das obras em solocimento, de acordo com o estabelecido no projeto inicial”, explicou ele. O engenheiro esclareceu, ainda, que a aparente pouca execução de plantio e obras de solocimento se devem ao período do ano, mas garante que tudo estará concluído até dezembro deste ano, prazo final do projeto.
Representante da prefeitura de Feliz Deserto, o secretário de Meio Ambiente do município, Bel Lessa, ressaltou a qualidade dos trabalhos executados e reforçou a importância das obras, especialmente na recuperação de nascentes. O promotor de Justiça, Alberto Fonseca, do Ministério Público Estadual (MPE/AL), participou da audiência pública na condição de representante da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco, cujas atividades se encerraram no sábado, dia 17 de março.
O promotor garantiu que o MPE estará envolvido na manutenção do projeto, em favor da comunidade, acompanhando as áreas recuperadas ao longo do manancial. “Os projetos de recuperação hidroambiental são importantes pela defesa dos recursos hídricos e para a FPI, a água tem fundamental importância para a melhoria da qualidade sócio-ambiental da bacia”, disse Alberto Fonseca. Ele também aproveitou para apresentar alguns números da FPI. “Identificamos o funcionamento de 50 lixões na bacia do São Francisco. A FPI conseguiu fechar quase todos”, destacou.
Secretária da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, Rosa Cecília Lima Santos participou da reunião e destacou a importância do acompanhamento do crescimento das mudas e da preservação das nascentes. “O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco tem uma preocupação muito grande com a recuperação e manutenção de nascentes, porque é uma das maneiras para ofertamos maior quantidade e qualidade da água para o nosso Velho Chico”, finalizou ela.
*Texto e fotos Delane Barros