CBH Jequitaí, Pacuí e Trecho do São Francisco tem sua diretoria renovada

13/08/2018 - 12:28


Na última sexta-feira (10/08), o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí, Pacuí e Trecho do São Francisco realizou eleição para votação de sua nova diretoria, na sede da Fiemg Regional Norte, em Montes Claros. Em sua nova composição, o presidente William Ireno, que foi reconduzido para seu segundo mandato; o vice José Valter; Adelson Toledo ocupa o cargo de secretário e Lúcio Amaral, secretário-adjunto.
O presidente reeleito, William Ireno, pretende dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido. Entre as propostas, estão buscar uma melhor infraestrutura física para o Comitê, potencializar as ações para fortalecer a imagem institucional do colegiado nos cenários regional e estadual, propor a construção de uma agenda positiva e permanente entre o CBH, o governo do estado, órgão ambientais, Igam e Semad, visando assegurar um canal de políticas públicas de gestão de recursos hídricos na bacia. “Vamos procurar envolver a comunidade acadêmica no sentido de construção de projetos, de investimentos na área da Bacia, despertar as habilidades e possibilidades de cada conselheiro para que eles possam exercer funções dentro de suas potencialidades, seus conhecimentos acadêmicos e experiências de vida”, destaca Ireno.
Além disso, fortalecer os laços de parceria com os outros CBHs limítrofes ao Jequitaí, Pacuí e também com o CBH do Rio São Francisco, estão entre as prioridades da nova gestão, que propõe ainda oferecer cursos e oficinas de capacitação e incentivar uma maior participação dos conselheiros. “Vamos acompanhar e fiscalizar sistematicamente os projetos de captação do rio Pacuí e o projeto hidroagrícola do rio Jequitaí, dois grandes projetos que merecem atenção. Vamos estimular projetos de produção de água, visando a revitalização de nascentes, plantio e distribuição de mudas e desenvolver campanhas nas redes sociais sobre a utilização sustentável dos recursos hídricos”, afirma o presidente.
O presidente reeleito Willian Ireno representa o poder público estadual, através da Polícia Civil de Minas Gerais, instituição que vem participando de forma decisiva na questão dos recursos hídricos.
CBH Jequitaí Pacuí
O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí e Pacuí foi criado em 2004 pelo Decreto nº 43.720 de 21/01/2004 e possui 48 conselheiros, dentre titulares e suplentes. Sua sede está localizada em Montes Claros (MG).
Os rios Jequitaí e Pacuí são afluentes do Rio São Francisco. Suas bacias estão localizadas na região Norte e Nordeste de Minas Gerais, e englobam 27 municípios e uma população de cerca de 271 mil habitantes.
 

*Texto: Mariana Martins