Triunfo – PE: a Capital da Rapadura

27/09/2016 - 8:46

Uma cidade ensolarada mas de clima fresco, Triunfo está localizada na bacia hidrográfica do rio São Francisco, no Sertão do Pajeu, em Pernambuco, e é conhecida como a Capital da Rapadura.
O que não falta em Triunfo são paisagens que sirvam de imagens para cartões postais do local. Os lugares mais procurados para roteiros turísticos na cidade de Triunfo são o Cine Teatro Guarani, um casarão construído em rocha e óleo de baleia, que é palco de importantes eventos culturais, o Lago João Barbosa Sintonio, que é a principal atração da cidade e o Museu do Cangaço.
A cidade foi um dos roteiros de Lampião. Ele se abrigou no Sítio das Almas, na zona rural de Triunfo, em um casarão de 14 cômodos. Esse casarão ficava exatamente na divisa entre Paraíba e Pernambuco e, por esse motivo, Lampião fez desse lugar um dos seus preferidos. Isso por que quando a polícia pernambucana chegava para predê-lo, Lampião se instalava em cômodos do lado paraibano do casarão. E quando os policiais eram pernambucanos, ele se instalava no lado paraibano.
O casarão do sítio até hoje conserva sua estrutura original e ainda guarda vários objetos dessa época, tornando um roteiro histórico importante do nosso país.