Lenda: Pilão Arcado na beira do rio

05/05/2014 - 15:53

A lenda conta que dois pescadores já voltavam pra casa, puxando a canoa, quando avistaram na beira do rio um pilão curvado, com um formato de arco. Os dois passaram então a usá-lo para pilar o sal e salgar os peixes que fisgavam. Foi em cima desta história que batizou-se o município de Pilão Arcado na Bahia, localizado a cerca de 740 km da capital.
Cravada no coração do Vale do São Francisco, a cidade surgiu ainda no século XVII. O antigo arraial fundado por ordem do vice-rei D. João de Lencastre tinha como objetivo combater os ataques às fazendas de gado pelos indígenas instalados na região. Hoje, o município se desenvolve às margens do Velho Chico e têm sua economia e cultura voltadas para as suas águas.
Uma das maiores curiosidades a respeito da cidade, é que há alguns anos, mais precisamente em 1974, sua sede teve de ser reconstruída e toda a população realocada devido às inundações decorrentes da construção da barragem do Sobradinho. A nova sede foi planejada pelo governo federal, e situa-se há 62 km da antiga cidade.