Itacarambi: praça personalizada do rio São Francisco

13/08/2014 - 15:51

No norte de Minas Gerais existe uma cidade chamada Itacarambi. Esta cidade é caracterizada pela transição do domínio do cerrado para o da caatinga e está situada no Médio São Francisco, na margem esquerda do rio São Francisco.
A cidadezinha da bacia é constituída por belezas naturais variadas, formada por grutas, veredas, pântanos, áreas de proteção ambiental e parques estaduais, além de possuir sua fauna e flora bem diversificada e de ter o nosso querido Velho Chico fazendo o seu caminho por lá. Um dos mais importantes sítios arqueológicos do país encontra-se nesta cidade, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no qual abriga a tribo indígena Xakribás.
Todas as praças de Itacarambi são personalizadas e, pela rua, é possível apreciar desenhos e esculturas, compartilhando os espaços com mensagens e expressões de pessoas que moram por lá.
A praça principal fica em frente ao Velho Chico e o seu tema principal é justamente ele: o rio. Animais, símbolos do folclore e da cultura popular ribeirinha, como as famosas Carrancas do rio São Francisco, estão dispostos na praça personalizada, tornando a cidade da bacia ainda mais graciosa.