Projeto hidroambiental premiado em Guaraciama

13/12/2013 - 16:22

A realização de cada projeto hidroambiental foi de grande importância para todas as cidades contempladas na bacia. No segundo semestre desse ano de 2013 onze obras foram entregues e entre elas estava a da cidade de Guaraciama.
Na região da cidade mineira de Guaraciama ainda eram comuns ações de degradação a natureza, como queimadas e desmatamentos, destruição de vegetações ciliares e destinação inadequada de resíduos sólidos originários de zonas urbanas.
Dentre as medidas adotadas pelo Comitê do São Francisco no projeto executado no rio das Pedras e córrego Buritis, na cidade de Guaraciama, estavam terraceamentos, cercamento de margens e nascentes, construção de 374 lombadas para adequação das estradas rurais e de 374 barraginhas e  também desenvolvimento de atividades educativas para conscientização ambiental de proprietários e produtores rurais.
Esse projeto foi ficou em segundo lugar na premiação ‘Melhor Ação de 2013’, promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater.