Assim como o Velho Chico precisa ser revitalizado, o povo e os patrimônios culturais também precisam desse apoio. Pensando nisso, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais criou o Projeto Cidadania Ribeirinha, uma iniciativa que contempla os municípios da bacia hidrográfica do rio São Francisco e tem como objetivos revitalizar a bacia, reduzir a pobreza e proteger os patrimônios culturais da região.
O Projeto contempla populações de 12 localidades dos municípios de Itacarambi, Manga, Matias Cardoso e Pedras de Maria da Cruz, todos no norte de Minas Gerais. São oferecidos cursos e seminários para dar apoio técnico e capacitar as prefeituras e as comunidades dessas regiões da bacia sobre medidas de sustentabilidade e cidadania, além de estimular as comunidades nos processos de decisão de cada município sobre os assuntos relacionados.
O Projeto Cidadania Ribeirinha insere medidas de cidadania à população afim de melhor a qualidade de vida desse povo, além de programas de cultura empreendedora para que o povo ribeirinho viva de forma mais digna.