Pensar em sustentabilidade, além das ações que se vê mais comumente como reciclagem de lixo e compostagem, é também prezar pelos recursos oferecidos pela natureza, usando-os da maneira mais consciente, e evitar sempre o seu desgaste. Além de preservar, faz parte de um modo de vida mais sustentável buscar meios para revitalizar o que já está degradado, melhorando as condições de limpeza da cidade e da qualidade das águas.
Na cidade de Januária, localizada na bacia do São Francisco, um projeto executado por agricultores vem sendo realizado desde 2012, com o intuito de revitalizar o rio dos Cochos, afluente do Velho Chico. Ações como o replantio da mata ciliar e a construção de barraginhas fizeram toda diferença para que o volume das águas aumentasse novamente nesse rio que já estava com níveis muito baixos.
A atitude dos produtores de Januária deve ser copiada em outros locais, é muito importante que a população esteja consciente de que preservar a natureza faz parte de um planeta melhor não só para agora, mas também para que as futuras gerações consigam usufruir desses recursos.