Como o tema sustentabilidade tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano da população, algumas medidas já estão sendo adotadas para que haja uma mudança geral de comportamento a fim de evitar o consumo indiscriminados de materiais como o papel.
Não é difícil ver alguém rabiscar algumas coisas e depois de uma rasura descartar a folha que estava usando e partir para outra nova. Esse hábito tem entrado na lista de coisas que precisam ser evitadas, mas não é atoa! Segundo a Revista Galileu, para serem feitas 20 mil folhas de papel é necessário que um eucalipto seja derrubado. Partindo desse ponto é possível constatar que o consumo de cada brasileiro é de aproximadamente meia árvore por ano, já que cerca de 44 kg de papel anualmente são usados por pessoa, parece pouco, mas as consequências já podem ser sentidas. Há casos piores, os finlandeses já chegam a consumir 341 kg por ano, por exemplo.
No estado de Minas Gerais, região do Alto São Francisco, já são 1,2 milhões de hectares plantados com eucalipto, segundo Cf. Martins, Marcos Lobato, e a tendência é que ainda haja um aumento nesse número, pois a demanda desse setor é crescente. Isso não representa um avanço, já que há de ser considerado os impactos ambientais causados pelo monocultivo.
Por isso é importante pensar antes de descartar a folha que está em uso, “ preciso mesmo usar esse papel?” Essa atitude não deve ser aplicada somente ao papel, mas a tudo que está a nossa volta. Vamos consumir menos, reutilizar mais e conservar o planeta!