Várias regiões do país são compostas por incríveis cavernas, paredões rochosos e drenagens subterrâneas que caracterizam o ambiente cárstico. Elas fazem parte de um valioso patrimônio cultural e são utilizadas como abrigos ou santuários, desde os primórdios. Esses ambientes cársticos estão em constantes ameaças e degradação, e, por isso, o Instituto Chico Mendes, juntamente com o CECAV e com a colaboração do CBHSF, desenvolveu planos de ações para conservar esse patrimônio ambiental e histórico.
O Plano de Ação para Conservação do Patrimônio Espeleológico nas Áreas Cársticas da Bacia do rio São Francisco – PAN – Cavernas de São Francisco foi publicado em formato de livro, juntamente com as suas últimas etapas de ações, com o intuito de conservar o patrimônio espeleológico brasileiro.
Construído com a colaboração do Comitê Hidrográfico do rio São Francisco, o plano de ação identifica ações que visam a conservação desse patrimônio através do conhecimento, das ações sustentáveis e na redução dos impactos causados pelo homem na natureza, principalmente nas áreas cársticas da bacia do rio São Francisco.
Você pode acessar aqui o Plano de Ação para Conservação das Cavernas no São Francisco.