Prestar mais atenção no que se consome deixou de ser apenas uma questão econômica. Esse assunto agora é discutido sobre a ótica da sustentabilidade e já é realidade na vida de muitas famílias brasileiras.
Cuidar do lixo para que ele não vá parar na rua, no rio ou na praia de sua cidade já é um grande passo para ajudar a natureza, mas deixar de consumir em excesso também é uma excelente medida e os benefícios são: menos desperdício, um controle maior do que se usa e um volume menor de lixo gerado.
Não é preciso participar de nenhum grande projeto sustentável para conseguir fazer um consumo mais consciente. Pequenas atitudes, como fazer uma lista antes de ir ao supermercado, já te ajudam a diminuir o volume de produtos trazidos para casa. Outra sugestão é comprar produtos perecíveis em pequenas quantidades. Frutas e verduras, por exemplo, estragam muito rápido e são melhores de serem consumidas quando estão frescas e comprar menos evita que a comida pare no lixo.
A mudança de hábito, nesse caso, não faz bem só para o meio ambiente, ela também vai influenciar no bolso. E então, vale ou não a tentativa?