Apesar de 70% do Planeta Terra ser coberto por água, apenas 1% desse volume está em rios, lagos e lençóis freáticos, por esse motivo é importante que cada vez mais as pessoas estejam atentas a assuntos voltados para a economia desse recurso natural e para a sustentabilidade.
Desde o ano de 1992, a Organização das Nações Unidas elegeu a data de 22 de maio como Dia Mundial da Água, para tentar despertar a consciência e promover a discursão acerca do consumo desse bem tão precioso para a perpetuação e sobrevivência da vida terrestre. Hoje, não apenas, o consumo indiscriminado é um grande problema, como também a poluição dos rios e de seus afluentes.
Na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco a escassez de água em algumas regiões, infelizmente, já é realidade. Alguns de seus afluentes já enfrentam a poluição, com isso o consumo da água se torna impossível e a vida dos animais aquáticos é comprometida, afetando até a economia de cidades ribeirinhas.
Algumas ações de revitalização nos afluentes do Velho Chico já estão sendo praticadas pelo CBHSF para melhorar a qualidade das águas, assim como a conscientização dos moradores.
No dia de hoje vale levar em conta a adoção de novas práticas que sejam a favor da natureza e reduzam os impactos ambientais, é preciso estar mais voltado para a conservação da água e também tentar conscientizar as pessoas a nossa volta!