As empresas Neogeo GeoTecnologia e GOS Florestal – Soluções Ambientais participaram, na manhã de ontem (26.03), da visita técnica ao projeto hidroambiental do rio Bananeiras, que fica localizado no município de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, na região do Alto São Francisco. O projeto é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF.
A visita faz parte da etapa inicial do processo de seleção para contratação da empresa executora do projeto. Segundo Thiago Campos, engenheiro da agência de bacia do CBHSF, AGB Peixe Vivo, o objetivo é apresentar a realidade local às empresas interessadas em participar do processo licitatório. Ao final da visita, um certificado foi emitido, garantindo à empresa interessada continuidade no processo seletivo.
A próxima etapa da seleção consiste no encaminhamento, por parte das empresas habilitadas, das propostas de preços, que deverão ser entregues até o dia 16 de abril de 2013. A vencedora será a que apresentar o menor valor.
O Comitê do São Francisco destinou, em decorrência da cobrança pelo uso da água na bacia do São Francisco, aproximadamente 470 mil reais para a execução de serviços hidroambientais no rio Bananeiras, afluente do São Francisco e principal abastecedor de água do município de Conselheiro Lafaiete. As obras visam o aumento da qualidade e quantidade da água na bacia e têm como foco a construção de barraginhas, para captação da água da chuva; o cercamento de nascentes, no intuito de evitar o assoreamento; além da mobilização social e educação ambiental junto às comunidades envolvidas. A previsão é que as obras durem cerca de seis meses.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF