A Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco realiza no dia 19 de fevereiro, terça-feira, uma Consulta Pública reunindo a população do Vale de Santo Onofre, em Paratinga, no oeste baiano. O objetivo é apresentar oficialmente o projeto já aprovado para revitalização do Rio Santo Onofre, afluente do Rio São Francisco, cuja importância é vital para uma numerosa comunidade no município de Paratinga.
“Queremos não só apresentar a proposta aprovada, como acolher as ideias e sugestões que vierem da população local, garantindo o envolvimento de todos para o bom andamento do projeto e o desenvolvimento do seu plano de investimento”, justifica o coordenador da CCR do Médio, Claudio Pereira da Silva, lembrando que as obras envolvem recursos da ordem de R$1 milhão.
O coordenador observa que o rio Santo Onofre, apesar de sua importância para a região, tem enfrentado sérios problemas em termos de conservação ambiental, sendo atualmente intermitente. Desta forma é que o projeto prevê ações de recuperação da mata ciliar, utilizando-se de cercamentos, além da construção de barragens de contenção, entre outras medidas.
Segundo Claudio Pereira, todas essas ações precisam ter a população ribeirinha como aliada: “A população precisa estar envolvida, senão fica um projeto sem dono e isso é tudo o que nós não queremos”, observa, lembrando que o Vale de Santo Onofre, na região de Paratinga, é habitado por mais de duas mil pessoas.
O encontro com a população deverá ocorrer a partir das 9h na Escola Municipal de Cana Brava, comunidade do município de Paratinga, próximo a Bom Jesus da Lapa. Além do projeto hidroambiental para o Vale de Santo Onofre, a pauta da reunião inclui a apresentação de proposta orçamentária para as demandas de novos projetos para o biênio 2013/2015.