Integrando a pauta de eventos que antecedem a XXII Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o Encontro dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Baixo São Francisco será realizado no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de Penedo/ AL durante todo o dia 26 de novembro. O evento é inédito na história do Comitê e tem como foco central a situação crítica vivida pelas colônias de pescadores localizadas ao longo da bacia, particularmente nos estados de Sergipe e Alagoas, em relação à escassez de pescados e outros questões.
A ideia do Comitê é reunir pelo menos 100 pescadores e pescadoras artesanais que vivem da atividade pesqueira na região. “Será o momento de discutirmos os principais problemas que afligem os pescadores dessa área da bacia e uma oportunidade para nos posicionarmos enquanto Comitê, informa o secretário executivo do CBHSF, José Maciel Oliveira.
Outra questão a ser discutida durante o encontro tem relação com os direitos dos pescadores. “Em geral, há muito desconhecimento sobre esses direitos, inclusive previdenciários e relacionados com o seguro defeso. O encontro possibilitará informar aos pescadores e suas lideranças sobre essas questões frente à legislação de recursos hídricos, mas com certeza tocará também nos deveres da categoria”, afirma Maciel.
Assessoria de Comunicação