Este ano, a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” exalta a vida e a saúde do rio São Francisco e de seu povo.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco enfrenta em 2020 um desafio diferente devido à pandemia do coronavírus. Na situação atual, falar sobre a preservação e cuidado com o Rio São Francisco serve como ponto de partida para um diálogo sobre a vida e a saúde das pessoas.
Obviamente essa temática sempre esteve presente, mas talvez nunca com tanta força e necessidade de ser abordada como hoje.
2020 começa com o rio em um momento especial, com grande volume de águas devido às cheias do último verão. No entanto, não é apenas um rio saudável, é um rio que impacta vidas ao seu redor, que é ponto comum entre centenas de milhares de pessoas. Um rio vivo, um rio ativo.
Por isso é hora de valorizar a vida e lembrar que, apesar do isolamento e da dúvida, isso vai passar. E, por isso, o conceito Velho Chico Vivo permeia todo o plano de comunicação da sétima edição da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” e oferece ainda um espelhamento conceitual com variações muito interessantes.
Seguindo as recomendações das autoridades de saúde e, notadamente, da Organização Mundial da Saúde, a campanha deste ano tem como principal diferença a não aglomeração de pessoas, focando em mídia para a sua disseminação. Por meio de podcasts, spots para rádio, VTs para veiculação em televisão e na web, além das redes sociais, vamos nos comunicar com o nosso público, cumprindo, assim, nossa missão primordial: a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Confiram a identidade visual da Campanha 2020
Visualmente apostamos em uma identidade com cores marcantes, que ressaltem não a dor do momento, mas a força para superá-lo. Apresentamos personagens que fazem parte de todo o percurso da bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e que reforçam o tema Vire Carranca.
São pescadores, agricultores, ribeirinhos, professores, médicos, esportistas, entre outros.
Serão produzidas peças gráficas, como cartazes, folders, outdoors, que serão espalhadas nas capitais e nas principais cidades ribeirinhas da Bacia do Rio São Francisco. Camisas e bonés também serão confeccionados e distribuídos para a população através das Câmaras Consultivas Regionais das quatro regiões fisiográficas da Bacia.
A campanha #virecarranca deste ano vai acompanhar e fortalecer essa corrente do bem, informando e trazendo as pessoas para a causa da revitalização e pela vida do Rio São Francisco – agora mais do que nunca.
E assim dizemos todos, com a certeza de que o futuro depende de nós e que dias melhores estão logo ali. Viva o Velho Chico Vivo!