Hoje, na série ‘Vai passar! E quando passar, conheça para amar’ vamos mostrar as curiosidades e encantos do município de Juazeiro (BA).
Assista ao vídeo sobre Juazeiro:
Juazeiro situa-se no sertão do nordestebrasileiro e faz vizinhança com o município pernambucano de Petrolina, formando o maior aglomerado urbano do semiárido brasileiro. O município possui riquezas naturais como ilhas, cachoeiras e uma gastronomia diferenciada, tendo a carne de bode e o peixe Cari como principais pratos.
Seu nome se origina da árvore do Juazeiro, endêmica do sertão nordestino. E era do porto de Juazeiro que partiam as embarcações conhecidas como vapor. O Saldanha Marinho foi o primeiro vapor a singrar os rios das Velhas e São Francisco, em 1871 com passageiros e mercadorias.
Juazeiro é terra das carrancas, figuras antropomorfas que adornam embarcações típicas no rio São Francisco. Outra curiosidade é que Juazeiro (BA) abriga uma estátua em homenagem ao personagem Nego d’Água.
Reza a lenda que o Nego d’Água habita o rio e se diverte assustando pescadores e pregando peças em crianças e incautos. A estátua é uma obra do artista Ledo Ivo Gomes de Oliveira. Possui mais de 12 metros de altura e é feita de cimento e ferro. Com a diminuição no nível do rio nos últimos anos, o monumento podia ser alcançado por terra, porém, com as últimas chuvas, a estátua está novamente rodeada pelas águas.
Quando passar – e vai passar – conheça Juazeiro (BA)!
Enquanto não podemos sair de casa, viaje conosco pelas lindas paisagens do Velho Chico! E lembramos: quanto mais nos cuidarmos e seguirmos as recomendações das autoridades mundiais em saúde, mais rápido poderemos conhecer e desfrutar, de forma segura e sustentável, das maravilhas que a natureza nos oferece!
Veja as fotos de Juazeiro:
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ohana Padilha
*Fotos: Emerson Leite e Juciana Cavalcanti