Universitários rondonistas realizam mutirão em defesa do rio São Francisco

29/01/2013 - 15:34

Neste domingo (27), com início às 08 horas e 30 minutos, os 20 rondonistas que fazem parte da Operação São Francisco realizaram um mutirão para a limpeza da praia de Pão de Açúcar. Apesar de ampla divulgação nos meios de comunicação existentes na cidade, a ação de recolhimento do lixo não contou com a adesão dos banhistas que estavam frequentando o rio no momento da limpeza.
A Prefeitura de Pão de Açúcar apoiou a ação e enviou para o local um trator, um carro de som e dois servidores da Secretaria Municipal de Viação,Obras e Serviços Públicos(SEVOSP) para ajudar no recolhimentos do lixo. O ex-diretor municipal de meio ambiente, Ramon Carvalho, e o ex-assessor de controle ambiental, Ruan Filipe Pauferro, também partciparam do mutirão. Este blogueiro, na condição de amante do Velho Chico e titular da pasta de Turismo do Município compareceu para dar apoio à turma do Projeto Rondon. Três crianças uniram-se aos rondonistas e aos nomes acima elencados durante a ação.
Apesar dos apelos e convites formulados por meio de um carro de som, os banhistas demonstraram insensibilidade e não aderiram à ação. “O importante é que fizemos a nossa parte e plantamos a nossa semente”, declarou o professor Edilson, ele que é um dos cordenadores do grupo.
Durante a ação foi recolhida uma grande quantidade de lixo, incluindo um pneu de caminhão, resto de um fogão a gás, embalagens plásticas, vidros e outros objetos que levam centenas e até mesmo milhares de anos para se decompor e que estavam jogados sobre a areia do Velho Chico. O rio São Francisco ao longo do tempo vem recebendo diversos tipos de agressões, inclusive toneladas de lixo anualmente.
Continue lendo aqui.
Fonte: Alagoas na Net