A II Reunião com os Membros das Instituições Técnicas, de Pesquisa e Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco que acontece em Salvador até amanhã, 4/09, está sendo uma oportunidade de troca de experiências e conhecimentos sobre o Velho Chico. A participação de representantes de oito universidades públicas federais localizadas nos estados que integram a Bacia do São Francisco e o diálogo com órgãos ambientais, como a Agência Nacional das Águas (ANA) e o Ibama, tem proporcionado o aprofundamento de reflexões importantes, além de possibilidades de cooperação para pesquisas.
No primeiro dia, cada representante teve a oportunidade de apresentar as iniciativas das suas instituições de ensino voltadas para a bacia do São Francisco, como grupos de pesquisas, câmaras técnicas, publicações e pesquisas em andamento. Como exemplo, o Projeto Innovate, “uma convergências de estudos sobre a bacia, especialmente acerca do reservatório de Itaparica, na região do Submédio São Francisco, reunindo pesquisadores de 10 universidades e 18 instituições do Brasil e da Alemanha, em um grande esforço científico de cooperação internacional”, conforme apresentou o professor doutor José Roberto Azevedo, do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Na reunião também foram apresentadas experiências mais recentes, porém já consolidadas, como a criação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que completou 10 anos, tendo como foco principal a pesquisa, ensino e extensão no âmbito da bacia. “A Univasf está inserida na porção da bacia que, possivelmente, apresentou o maior avanço econômico e social na última década, com forte impacto ambiental, seja pelo aumento de consumo, populacional ou de grandes obras de infraestrutura”, destacou o professor doutor Renato Garcia Rodrigues, do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental da Univasf.
Além da UFPE e da Univasf, participam desta reunião os representantes das seguintes instituições de ensino: Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – (UFRB).
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF