Está marcada para a manhã desta quarta-feira (29.10), em Brasília (DF), uma nova reunião de avaliação da redução das defluências no rio São Francisco. O encontro acontece na sede da Agência Nacional de Águas – ANA, na capital federal, e deve reunir representantes do setor elétrico, órgãos ambientais e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A vazão praticada atualmente na represa de Sobradinho está em 1.100 m³ por segundo, mas já existe a proposta do setor elétrico para reduzir para 900m³.
As reuniões, que acontecem pelo menos uma vez por mês, atendem a uma demanda apresentada pelo próprio CBHSF e analisam os impactos da vazão liberada no rio São Francisco na barragem de Sobradinho, na Bahia, e seus efeitos perante os usuários das águas do Velho Chico. Na manhã desta quarta-feira, os participantes da reunião também irão analisar e debater a situação hidráulica e operação do reservatório de Três Marias, em Minas Gerais.
Na reunião anterior, convocada para o mesmo fim, realizada no último dia 9, também na sede da ANA, ficou decidido que a vazão liberada na represa de Três Marias seria reduzida de 150 m³ para 140 m³ por segundo até o final de outubro, podendo chegar a 120m³ por segundo depois desse prazo.
A reunião está marcada para as 9h, na sede da agência federal, e deverá contar com a presença do vice-presidente e do consultor do CBHSF, respectivamente, Wagner Soares e Rodolpho Ramina. O endereço eletrônico da ANA na internet já disponibiliza o relatório mensal de acompanhamento da redução temporária da vazão mínima do São Francisco.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF