Seminário de 50 anos da FUNDIFRAN homenageia entidade que contribuiu para a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

17/10/2023 - 15:34

A Fundação de Desenvolvimento Integrado na Bacia do São Francisco (FUNDIFRAN), entidade que contribuiu para a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e que figura entre as organizações mais atuantes na região do Médio SF, celebrou, no dia 7 de outubro, 50 anos de existência. O evento aconteceu no auditório do Hotel Serra do Rio, na sede de Ibotirama (BA) e reuniu 150 representações, entre ex diretores, ex técnicos, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, entidades sindicalistas, representantes do CBHSF, Governo do Estado da Bahia e todo o quadro técnico que atua nos projetos da entidade.


O coordenador da CCR Médio SF, Ednaldo Campos, participou da mesa de abertura do seminário e destacou a atuação da FUNDIFRAN nos diversos fóruns de discussões, a exemplo dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco e seus afluentes, Articulação do Semiárido (ASA) e Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF). “A FUNDIFRAN é uma organização que contribuiu e segue contribuindo para o fortalecimento da sociedade civil, com um trabalho reconhecido a favor dos agricultores familiares e do desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades ribeirinhas”, disse Ednaldo.

Demerval Pereira, diretor-presidente da entidade, esclareceu que a Fundação completou cinco décadas de serviços prestados à população rural no dia 6 de agosto de 2021. “Com o advento da pandemia do coronavírus, de janeiro de 2021 até outubro de 2023, foram realizadas diversas atividades comemorativas no formato virtual, culminando na semana do aniversário do Rio São Francisco com este Seminário 50 anos”, complementou Demerval. Na ocasião, o diretor também apresentou as sínteses dos três primeiros livros da Coleção FUNDIFRAN 50 anos, que reúne artigos e relatos sobre os programas e projetos executados pela entidade.

A publicação dos livros e a realização do Seminário foram apoiados pelo CBHSF com recursos advindos da cobrança pelo uso da água da bacia hidrográfica do Rio São Francisco. “Uma das atribuições dos comitês de bacias hidrográficas é promover ações de apoio ao fortalecimento institucional, como uma ferramenta efetiva para a gestão dos recursos hídricos da bacia. Assim, em reunião da Diretoria Colegiada, foi aprovado que se prestasse todos os serviços para a completa confecção dos livros, que posteriormente serão distribuídos para órgãos municipais, estaduais e federais que atuem na defesa do meio ambiente, escolas, bibliotecas públicas, Comitês de Bacia, Conselhos de Meio Ambiente e sociedade civil de modo geral”, explicou Ednaldo Campos.


Ednaldo Campos flou durante o evento


Na avaliação do presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, o registro histórico da atuação da instituição contribui para a pesquisa e o fortalecimento da memória regional. “A FUNDIFRAN também teve atuação decisiva na criação dos comitês afluentes dos rios Verde e Jacaré e dos rios Paramirim e Santo Onofre”, destacou Maciel, em depoimento em vídeo gravado especialmente para o evento. Outras personalidades de destaque na história da organização, como o coordenador da CCR-Baixo SF e ex-presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, e o segundo presidente da Fundação, Dom Orlando Dotti, também enviaram depoimentos em vídeos.

O Seminário celebrativo dos 50 anos contou com apresentações musicais para os participantes, com canções conhecidas da MPB e letras autorais de artistas locais que refletem a realidade do Rio São Francisco. Cléber Eduão, compositor e colaborador da FUNDIFRAN, destacou as principais ações realizadas em homenagem ao aniversário da instituição, como lives, oficinas, minicursos, materiais de comunicação e os primeiros volumes da Coleção 50 anos. O evento também abrigou uma exposição de peças e fotos antigas, que alimentaram muitas conversas sobre o passado e o presente da FUNDIFRAN e o reencontro de amigos de décadas.

Claudineia Santana, diretora operacional e membro da equipe técnica FUNDIFRAN, avaliou que o evento reafirma a luta por justiça agrária e pelo direito à água para o consumo e para a produção. “Parabéns para esta entidade que muito contribuiu e contribui com o desenvolvimento da região. Sua história de luta e resistência ficará marcada na vida de todos e todas que fizeram parte desta caminhada”, declarou Claudinéia. O Seminário também reservou um momento para os participantes compartilharem suas avaliações e apontamentos para o futuro da instituição.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Carvalho
*Fotos: Fundifran