Secretário Executivo do CBHSF participa de Seminário Territorial de Gestão Ambiental do Sertão Baiano

15/04/2025 - 15:27

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco esteve presente, através do seu Secretário, Almacks Luiz Carneiro da Silva, no 1º Seminário Territorial de Gestão Ambiental do Sertão Baiano do São Francisco. O evento aconteceu na última sexta-feira (11), no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro- BA.


Com o objetivo de promover o debate sobre o Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) por meio da superintendência de Políticas e Planejamento Ambiental (SPA), o programa atende à diretriz do Governo do Estado de descentralizar a gestão pública do meio ambiente tendo como objetivo apoiar os municípios baianos, individualmente ou através de consórcios territoriais de desenvolvimento sustentável, para a adequação de suas estruturas municipais de meio ambiente.

O Secretário do CBHSF esclareceu que o Comitê acompanha as ações que visam a preservação ambiental na bacia e reforçou a necessidade do cuidado com os licenciamentos visando a proteção dos recursos naturais. “O seminário territorial organizado pelo Consórcio Sertão Baiano do São Francisco teve uma importância grande, sendo o primeiro realizado em um território que praticamente está inserido dentro da bacia do São Francisco. Esse consórcio multifinalitário, tendo os técnicos responsáveis por cada segmento, pode fazer essa gestão compartilhada onde os municípios podem licenciar determinados empreendimentos”, afirmou, lembrando a preocupação do CBHSF com a preservação da bacia. “O Comitê do São Francisco se preocupa com o licenciamento porque se não for feito de acordo com todas normas, esses empreendimentos podem gerar impactos negativos para a biodiversidade, para os rios, como no caso da mineração, por exemplo, que pode gerar o carregamento de sedimentos para rios levando ao assoreamento ou outras situações”, explicou o secretário do CBHSF.

O encontro em Juazeiro, com tema principal, o “Reflorestamento da Caatinga”, foi realizado pela SEMA, Consórcio Sustentável Territorial do São Francisco (CONSTESF) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) com apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além do treinamento prático, realizado pelo INEMA e Ministério Público para a Implementação de Licenciamento Ambiental nos municípios, diversas palestras abordaram temas sobre a Política da Gestão Ambiental; Função do Estado no Licenciamento; Poder do Ministério Público, além de diálogos com representantes do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). “Especialmente a discussão promovida pelo IRPAA apresentou possibilidades de esclarecimentos importantes para o público. Foi um evento importante, sem dúvidas. Parabenizo a todos os envolvidos na promoção do encontro”, concluiu Almacks.

Na ocasião, o CBHSF ainda fez a distribuição do material informativo como revistas e jornais produzidos pelo Comitê sobre suas ações. O CONSTESF é composto pelos municípios de Canudos, Curaçá, Uauá, Sobradinho, Casa Nova, Remanso, Sento Sé, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Juazeiro