Resultado da parceria entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade de Coimbra (UC) e Universidade de Aveiro (UA) em Portugal, o secretário da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, professor Abelardo Montenegro participou do Workshop Surface hydrology, conservation techniques and university extension programmes em Coimbra, Portugal.
O evento com foco na compreensão dos processos hidrológicos e mitigadores, processos de desertificação contemplando inovações tecnológicas relacionadas a métodos indiretos do monitoramento hidrológico, gestão da água e do solo e métodos de conservação do solo e da água, reuniu diversos especialistas buscando discutir técnicas avançadas de monitoramento de processos hidrológicos e controle de processos erosivos em bacias, além de apresentar metodologias para gestão participativa de recursos hídricos e discutir a importância de conter processos de erosão em encostas e queimadas.
De acordo com o secretário da CCR, durante sua apresentação com tema “ Análise avançada de processos hidrológicos e desempenho de técnicas de conservação”, também foram apresentadas as principais diretrizes do Plano da Bacia do rio São Francisco e a importância do desenvolvimento de projetos hidroambientais, com participação das comunidades e usuários. “Neste sentido o CBHSF vem desenvolvendo papel fundamental na disseminação de projetos hidroambientais ao longo da bacia, um dos maiores investimentos feitos pelo Comitê”, afirmou o secretário.
Desde 2016, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco concluiu 81 projetos hidroambientais ou de requalificação ambiental, outros nove estão em elaboração e oito estão em execução, totalizando um investimento de mais de R$ 30 milhões.
Com a conclusão do evento, um documento resultante das discussões deve ser gerado e publicado, com data ainda a ser definida.
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante