Na última quinta-feira (28.11), três empresas foram habilitadas – após terem as propostas técnicas abertas pelo Comitê do São Francisco, por meio da sua agência de águas, a AGB Peixe Vivo – no processo de contratação e elaboração dos planos de saneamento básicos a serem financiados com recursos da cobrança pelo uso da água, e previstos para os municípios de Bom Despacho, Lagoa da Prata, Moema, Papagaios, Pompéu e Abaeté, todos no estado de Minas Gerais, no Alto São Francisco.
As empresas Neogeo Geotecnologia Ltda, Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos – Cobrape e Instituto de Gestão de Políticas Sociais – Gesois continuam no processo, que terá investimentos de aproximadamente R$1,7 milhões. Outras duas empresas foram desabilitadas após não cumprirem a entrega dos documentos solicitados no edital. A próxima etapa consiste na avaliação técnica desses documentos.
Plano de Saneamento
A iniciativa do CBHSF tem como objetivo prover beneficamente os municípios com um instrumento indispensável para solicitação de verbas federais, bem como possibilitar a racionalização do uso da água, da coleta e do tratamento adequado dos efluentes domésticos e resíduos sólidos, de forma a minimizar as cargas de poluição lançadas nos cursos de água. Os serviços terão duração aproximada de dez meses.
Outros 16 planos serão colocados em processo licitatório pelo Comitê do São Francisco em 2014, agraciando 16 cidades dos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, a saber: Angical (BA), Barra do Mendes (BA), Carinhanha (BA), Catolândia (BA), São Desidério (BA), Jacobina (BA), Miguel Calmon (BA), Mirangaba (BA), Afogados da Ingazeira (PE), Flores (PE), Pesqueira (PE), Belo Monte (AL), Feira Grande (AL), Igreja Nova (AL), Propriá (SE) e Telha (SE).
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF