Rio Paramirim ganha projeto de requalificação ambiental

07/05/2019 - 16:04


“Em nosso entendimento, recompor as margens do Paramirim está além de simplesmente realizar intervenções físicas. O nosso intuito é recompor a consciência ambiental, o orgulho ribeirinho e a tradição de preservar”. Essa foi a avaliação inicial do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Paramirim e Santo Onofre (CBH-PASO) e coordenador do Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas, Anselmo Caires, sobre a primeira reunião estratégica para elaboração do Termo de Referência (TDR) para execução do projeto “Recomposição ambiental das margens do Rio Paramirim”.


A empresa SANEAMB é a responsável por desenvolver o Termo de Referência (TDR) para execução do projeto de requalificação ambiental. Quem coordena as atividades da SANEAMB em Paramirim é o engenheiro sanitarista e ambiental Jeandeson Silva, que realizou a apresentação do cronograma de execução da elaboração do TDR. “Nosso primeiro passo é ouvir vocês. Precisamos captar as expectativas dos demandantes diretos do projeto, compreender o que vocês construíram no mundo do imaginário para que possamos sistematizar isso o mais fiel possível da realidade de execução e financeira do projeto”, explicou Jeandeson.

Estiveram presentes no evento, além de Anselmo Caires, João Batista S. Júnior, representando o INEMA, Manoel C. Bomfim, representando a Associação de Irrigantes do Vale do Paramirim, Edvaldo da Silva, secretário municipal de Meio Ambiente de Érico Cardoso, Gildasio Batista da Silva, secretário municipal de Agricultura de Caturama e Bárbara Anunciação Leão, presidente da ONG Zabumbão.
O prazo para entrega da primeira mostra do TDR é de 2 meses. “Nós acreditamos no processo inclusivo e participativo. Todas as ações do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) são assim, feitas para proteger a natureza e promover o povo de forma sustentável. Eu só posso agradecer ao CBHSF, ao meu coordenador Ednaldo Campos e ao nosso presidente Anivaldo Miranda pelo empenho em implementar políticas públicas de extrema importância na bacia do nosso Velho Chico”, finalizou Caires.
 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Higor Soares
*Foto: Higor Soares