A apresentação da ficha de trabalho para a revisão do Plano Decenal de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco foi o assunto em destaque no segundo dia de reunião (05.03) da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos – CTPPP, em Recife (PE).
Elaborado para o período 2004-2013, o Plano Decenal do São Francisco previu, durante essa década, um conjunto de ações e programas de investimentos para a bacia, como o uso sustentável e gerenciamento de recursos hídricos; a revitalização e recuperação hidroambiental; além de ações e investimentos em uso da terra e saneamento ambiental.
Na reunião, o Grupo de Trabalho (GT) criado especialmente para realizar a implementação de novas diretrizes dentro do Plano Decenal analisou e contribuiu com novas propostas para a revisão do documento, com base no modelo anterior. “O que estamos fazendo são adequações e atualizações para melhorá-lo”, disse Marcelo Cauás Asfora, um dos integrantes do grupo.
O objetivo final é que, após esses ajustes, seja confeccionado o termo de referência para a contratação dos serviços de revisão do Plano Decenal da Bacia do Rio São Francisco, prevista para acontecer ainda este ano.
Ainda durante o encontro, foi exibida a ficha de execução para a criação do Grupo de Trabalho que apresente e acompanhe as ações do CBHSF no âmbito da Comunicação, Mobilização e Educação Ambiental. “O intuito é definir estratégias de acompanhamento, por parte do CBHSF, das informações e dos serviços que estão sendo executados”, afirmou o secretário da CTPPP e colaborador do GT Hildelano Dalanusse Theodoro.
Ao final, a coordenadora da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos, Ana Catarina Lopes, discutiu com os membros sobre o plano de ações para 2013 e disse: “Precisamos rever discussões que foram levantadas pela CTPPP em 2012 e que acabaram não sendo colocadas em prática, a exemplo da realização do seminário sobre as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs”.
Compareceram também ao segundo dia de reunião em Recife Maciel Oliveira, secretário executivo do CBHSF; Ailton Francisco da Rocha, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe; Melchior Carlos de Nascimento, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL; José Liberato de Oliveira, da Associação dos Geólogos da Bahia; Daniela Gureer Amorim, da Chesf; Victor Sucupira, da ANA; Mariza Gouvêa, da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC; Marcos Antônio Oliveira, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales de São Francisco e do Parnaiba – Codevasf; Cássio Araujo de Oliveira Rodrigues, do Ministério da Integração Nacional; e Alberto Simon, da AGB- Peixe Vivo.