A Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou reunião nesta terça-feira (2), em Maceió (AL), na qual diversos temas de interesse do colegiado e da comunidade foram motivo de debates, discussões e ajustes. Na oportunidade, o diretor técnico da agência AGB Peixe Vivo, Alberto Simon, fez uma exposição dos projetos em execução na bacia do São Francisco, o cronograma das futuras obras e os critérios para o atendimento às demandas espontâneas encaminhadas às Câmaras Consultivas Regionais (CCRs).
O presidente do Comitê da Bacia do São Francisco, Anivaldo Miranda, defendeu que todos os projetos apresentados ao grupo tenham o mesmo tratamento. “Independente de quem apresente, seja uma ONG, uma associação ou uma pessoa que esteja estabelecida no entorno do rio”, considerou ele. “E cabe às CCRs buscar os melhores projetos”, defendeu. Miranda aproveitou o momento para alertar para uma demanda que surgirá em breve no âmbito do colegiado, que é o de estabelecer o valor da água do São Francisco e que é utilizada pelos mais diversos segmentos.
Ainda durante a reunião, os membros da Direc receberam o relatório referente ao projeto de mobilização social e apoio no processo eleitoral do CBHSF, realizado pela empresa Tanto Expresso, responsável pelo trabalho. O documento aponta para a realização de 1.557 visitas a entidades, em 150 municípios, nos cinco estados banhados pelo Velho Chico, durante 45 dias de mobilização. O material atesta para um número superior de visitas ao que estava inicialmente estabelecido, com a finalidade de aumentar a participação da sociedade nos debates promovidos pelo Comitê.
AGENDAS FUTURAS
Também ficaram definidas as pautas do encontro do CBHSF com os afluentes do rio, marcado para o próximo dia 17, em Belo Horizonte (MG), bem como da XXIII plenária ordinária e XIV plenária extraordinária do Comitê, que acontecerá em Salvador (BA), nos dias 19 e 20 de agosto. A hierarquização dos projetos hidroambientais encaminhados pelas CCRs, a aprovação de critérios para seleção dos municípios a serem contemplados com o Plano Municipal de Saneamento Básico e a avaliação do Plano de Aplicação Plurianual 2013/2015 também fizeram parte da pauta da reunião.
Participaram da reunião da Direc, além do presidente Anivaldo Miranda e do corpo técnico da AGB, a vice-presidente do CBHSF, Avani Terezinha Gonçalves, os coordenadores das CCRs do Alto São Francisco, Márcio Tadeu Pedrosa, do Baixo, Carlos Eduardo Ribeiro Júnior, da secretária do Submédio, Ana Paula Farias Castro e o secretário-geral do Comitê, José Maciel de Oliveira.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF