O Brasil detém considerável parcela dos recursos de água doce do planeta, dos quais aproximadamente 70% estão na Bacia Amazônica, o que exemplifica o enorme desafio que temos no país com relação à distribuição desigual dos recursos, tanto de forma espacial quanto temporal.
O rio São Francisco atravessa fronteiras geográficas, ligando as regiões Nordeste e Sudeste, passando por diversas culturas e grandes contrastes populacionais, apresentando áreas com elevados níveis de riqueza e densidade demográfica e outras com reduzidos níveis de renda e densidade populacional. Abrange diversos biomas, 505 municípios e mais de 15 milhões de habitantes.
Neste cenário, a preocupação com a garantia de água para os usos múltiplos da bacia é um tema que precisa estar em permanente discussão.
Sobre o assunto, conversamos com o engenheiro e professor titular da Universidade Federal de Alagoas, Valmir Pedrosa. Valmir tem concentrado seus esforços na produção e divulgação de conhecimento na área de gestão de recursos hídricos e no treinamento de equipes para a gestão de conflitos ambientais.
Confira o podcast:
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Mariana Martins e Luciano Mafra