Rádio São Francisco: Comunidades Tradicionais da BHSF começam a ser vacinadas contra Covid 19

12/02/2021 - 12:02

Os indígenas aldeados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, representantes das comunidades tradicionais da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, começaram a ser vacinados contra a Covid-19, no mês de janeiro. Eles fazem parte do grupo prioritário na fase inicial da vacinação. Ao todo, a vacinação vai atender 410 mil indígenas de todo o Brasil, de acordo com o governo federal.

Em Minas Gerais, na região do Alto São Francisco, a vacinação contra Covid-19 teve início com a população da aldeia Brejo Mata Fome, que vive em São João das Missões, no Norte do estado. O cacique Domingos Xakriabá foi o primeiro a ser vacinado. Segundo o governo de Minas, mais de sete mil vacinas são destinadas à população indígena neste momento. Ao todo, são 85 aldeias no estado, espalhadas por 19 cidades.

Os indígenas da Bahia, no Médio São Francisco, também começaram a ser vacinados. O cacique Wilton Tuxá informou que mais da metade da aldeia já foi imunizada.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena, jurisdicionada ao Polo Base de Saúde Indígena em Paulo Afonso, informa que até o dia 03 de fevereiro 2.347 indígenas haviam sido vacinados nos municípios de Abaré, Glória, Paulo Afonso e Rodelas.

Em Pernambuco, no Submédio São Francisco, até o dia 31 de janeiro, 15.386 indígenas haviam sido imunizados. O município de Itacuruba, ao qual pertence a aldeia Serrote dos Campos do povo Pankará, começou a vacinar em janeiro, quando recebeu o primeiro lote de imunizantes contra a Covid-19.

No Baixo São Francisco, em Alagoas, o pajé Carlos Alberto Suíra, da comunidade indígena KaririXocó, de Porto Real do Colégio, comemora a vacinação.


Ouça o podcast com mais informações:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luciano Mafra e Mariana Martins