“Quando cortam o orçamento, cortam também o futuro das águas”: Travessia 202 no ar!

21/07/2025 - 15:55

No episódio 202 do podcast Travessia, o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda, traz um alerta urgente: os cortes aprovados pelo Congresso Nacional no orçamento destinado à gestão hídrica e aos Comitês de Bacia representam um duro golpe na governança das águas do país, especialmente no Rio São Francisco.


Nesta conversa, Anivaldo analisa as consequências diretas desse esvaziamento orçamentário, que compromete o planejamento de longo prazo, enfraquece a atuação do CBHSF e ameaça regiões vulneráveis como o Baixo São Francisco, já pressionado pela salinização, pela perda de biodiversidade e pelos conflitos de uso da água. A entrevista também aborda os riscos trazidos pelo Projeto de Lei 2.159/2021 — apelidado por muitos como PL da Devastação — e a forma como essa proposta, somada aos cortes, pode acelerar o desmonte da proteção ambiental e da segurança hídrica no Brasil.

Uma travessia essencial para entender o que está em jogo quando se corta o orçamento da água, e por que isso diz respeito a todos nós.


Dê o play e ótima escuta!


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Mariana Martins e Luciano Mafra