O ponto alto da festa em homenagem ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes é a procissão terrestre e fluvial, que acontece anualmente no segundo domingo de janeiro, onde milhares de fiéis seguem o cortejo pelas principais ruas do Centro Histórico, para depois seguir pelas águas do São Francisco.
E neste ano, durante a procissão, momento que a cidade está repleta de penedenses, turistas e autoridades, vários jovens usaram o momento para protestar em defesa do Rio São Francisco. Faixas com diferentes dizeres foram espalhadas pela cidade e, até colocadas na frente da procissão terrestre. Também na balsa que levou o andor com a imagem pelas águas do Velho Chico, uma faixa preta com letras brancas foi colocada na lateral: Se o Rio secar, o que vamos festejar?
“Os jovens sempre estão atentos aos problemas da sociedade. Então, estudantes secundaristas, universitários e ligados à Igreja, resolveram se unir para fazer um alerta em defesa do Rio São Francisco. Não posso afirmar que toda à Igreja apoiou, não tenho conhecimento se eles conversam com o Bispo Diocesano de Penedo, Dom Valério Breda. Com relação às faixas na procissão, eu autorizei. Sou a favor de atitudes que lutam pela sociedade”, explicou padre Samuel Ventura, pároco da Catedral Diocesana de Penedo.
Leia mais aqui.