Projeto de recuperação do Rio Peruaçu avança após reunião com comunidade Xacriabá em Minas Gerais

23/03/2026 - 15:19

Uma reunião realizada no dia 13 de março de 2026, no município de São João das Missões (MG), dentro do território indígena dos Xacriabás, marcou um importante avanço para a implementação do projeto de recuperação ambiental do Rio Peruaçu. A iniciativa, orçada em R$ 11 milhões, teve sua elaboração financiada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e terá a execução viabilizada com recursos do chamado Fundo Eletrobras.


O encontro reuniu representantes do CBHSF, da Agência Peixe Vivo (APV), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e diversas lideranças da comunidade indígena, com o objetivo de apresentar o projeto e dialogar sobre sua execução no território.

De acordo com o vice-presidente do CBHSF, Altino Rodrigues, a reunião também teve papel fundamental na mediação de um conflito relacionado à intervenção proposta, que abrange parte da área indígena. “Estivemos em São João das Missões, no território dos Xacriabás, para mediar um conflito que surgiu na medida em que a intervenção proposta pelo CBHSF envolveu parte do território indígena. Precisávamos da anuência da comunidade para darmos seguimento ao projeto. O encontro foi muito proveitoso e acreditamos que, em mais ou menos duas semanas, a gente consiga assinar o termo de anuência para executarmos o projeto, que será bom para todos”, destacou.


Vice-presidente do CBHSF, Altino Rodrigues Neto marcou presença no encontro


Ainda segundo Altino, “O diálogo com os Xacriabá abre uma nova janela para que a gente possa conhecer melhor as necessidades do povo Xacriabá e, a partir disso, buscar soluções concretas para essas demandas — especialmente na área de saneamento, que é uma das mais urgentes. Esse também é um compromisso assumido por Alexandre Tofeti, do Ministério do Meio Ambiente”.


Clique aqui e confira o álbum completo:


A área de atuação do projeto está totalmente inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Cavernas do Peruaçu, que é reconhecida como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO desde 2025, e contempla regiões de veredas no médio curso do rio, consideradas de alta fragilidade ambiental. As ações previstas incluem o cercamento de mais de 33 quilômetros de áreas sensíveis, implantação de aceiros, instalação de 49 bebedouros, além do plantio de 23,42 hectares com mais de 26 mil mudas nativas. O projeto também prevê atividades de mobilização social e educação ambiental junto às comunidades locais.

A viabilização dos recursos contou com articulação entre o CBHSF e o Ministério do Meio Ambiente, que encaminhou o projeto para financiamento por meio do Fundo Eletrobras. A próxima etapa será a contratação da execução pela empresa AXIA, responsável pela gestão dos recursos.

Fundo Eletrobras

Criado no contexto da capitalização da Eletrobras, o Fundo Eletrobras integra os programas de revitalização de bacias hidrográficas e destina recursos significativos para ações ambientais. No caso da Bacia do Rio São Francisco, os investimentos são fundamentais para impulsionar iniciativas de recuperação ambiental, recarga de aquíferos, restauração de matas ciliares e saneamento, fortalecendo a revitalização do Velho Chico.

A expectativa é de que, com a anuência da comunidade Xacriabá, o projeto avance para a fase de execução nas próximas semanas, consolidando uma ação integrada de proteção ambiental e valorização dos territórios tradicionais.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Divulgação