A comunidade do município de Penedo (AL) atendeu ao chamamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e lotou o auditório da Casa da Aposentadoria, com a finalidade de discutir o processo de eleição para a renovação de membros do colegiado, que acontece no mês de agosto. A reunião, realizada nesta segunda-feira, dia 16 de maio, contou com a presença de representantes de sindicatos, prefeituras da região do Baixo São Francisco, comunidades quilombolas, agricultores, entre outros.
Coube ao membro da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), instânica do Comitê, Marcelo Ribeiro, representar o colegiado no evento. Ele explicou a importância da comunidade se inserir na escolha dos membros do CBHSF, a fim de apresentar demandas e buscar soluções para os problemas identificados pelos ribeirinhos, com relação ao chamado Rio da Integração Nacional.
O secretário de Agricultura de Penedo, Ricardo Goes Martins Araújo, anunciou que pretende disputar a vaga reservada ao poder público na composição do Comitê. “Acabei de conversar com o prefeito para ocuparmos essa vaga e vamos buscá-la”, confirmou. Outro representante do CBHSF, Antônio Jackson Borges, também esclareceu como acontece a participação dos interessados no processo. “O mais importante é saber que a candidatura não é individual, mas representativa de um segmento, que pode ser uma associação, um sindicato, uma federação ou algo assim”, esclareceu ele, citando como exemplo a representação do poder público.
Técnicos da empresa Gesóis, contratada para mobilizar os segmentos com vistas ao pleito eleitoral do Comitê, explicaram como funciona o Comitê, suas funções, composição e todos os demais detalhes sobre a estrutura do CBHSF. Na fase de debates, houve questionamentos sobre o tempo de mandato e sobre como age o colegiado diante das demandas apresentadas. O prazo final para a inscrição de interessados em participar do processo eleitoral termina no próximo dia 31 de maio.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF