O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco marcará presença no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), a ser realizado em Porto Alegre (RS) a partir da próxima segunda-feira (14/10). O presidente do colegiado, Anivaldo Miranda, destaca a importância do evento, como sendo o ponto de encontro para a discussão das demandas comuns aos comitês de bacias. Para ele, o Encob ganha uma dimensão ainda maior pela defesa na aplicação da lei federal 9.433/97, a chamada Lei das Águas.
De acordo com Miranda, a grande expectativa com relação ao encontro é que ele gere maior apoio aos comitês de bacia por parte do poder público, para que possam atuar com autonomia e independência. “Infelizmente, os comitês de bacia estão muito distantes de cumprir o seu papel institucional pelo fato de não receberem o apoio do poder público e o Encob terá, com certeza, importância na discussão desse problema. Espero que saiamos fortalecidos em torno dos pontos comuns, que são de interesse dos comitês estaduais e, consequentemente, defendidos pelo Comitê do São Francisco”, avalia.
O Encob acontece ao longo de toda a próxima semana, de 14 a 18 de outubro, no Hotel Plaza São Rafael, e tem como tema central “Comitês de bacias: ponte para a cooperação pelas águas”. O encontro deverá reunir cerca de 1.500 participantes de todo o país.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF