Presidente do CBHSF participa de mesa redonda em evento da SBPC

19/07/2018 - 14:11

Juntamente com José Almir Cirilo, Anivaldo Miranda irá debater questões como a crise hídrica e crise de gestão das águas
As questões relacionadas às ações de enfrentamento da crise hídrica do Rio São Francisco serão debatidas na próxima segunda-feira (23 de julho), em Maceió (AL), durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, irá participar da mesa-redonda reservada para o tema, a partir das 15h, no campus principal da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O presidente do Comitê será palestrante da mesa-redonda intitulada “Bacia hidrográfica do Rio São Francisco: desafios políticos, econômicos e sociais”, ao lado do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Almir Cirilo. “Nesse encontro com a comunidade acadêmica, irei focar no plano de gestão de recursos hídricos da bacia como instrumento estruturador das ações destinadas ao enfrentamento dos desafios e dilemas que estão relacionados com a crise de gestão e escassez hídrica que atinge não apenas o São Francisco, mas também os seus afluentes”, anuncia Miranda.
Ele acrescenta, ainda, que irá aproveitar a oportunidade para detalhar os pactos que o CBHSF propõe ao poder público e usuários, para colocar a gestão das águas num patamar atual do Século XXI “que está sendo chamado de século do aquecimento global”, pontua Anivaldo Miranda. “E, finalmente, iremos expor quais as contribuições que as populações da bacia esperam da inteligência científica para a solução dos conflitos e problemas na gestão das águas, população esta que representa 8% do território nacional”, conclui Miranda.
Palestrante ao lado do presidente do CBHSF, o professor José Almir Cirilo é engenheiro civil, graduado pela pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Acadêmico do Agreste. Tem coordenado diversos projetos financiados pelo CNPq, CAPES e instituições internacionais. Cirilo exerceu diversos cargos no governo de Pernambuco e foi membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).
 

Por Delane Barros