A XXVI Plenária Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, realizada nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, no Hotel Catussaba, em Salvador, teve como pauta principal a análise da minuta que delibera sobre alterações no Regimento Interno do colegiado. As propostas de alteração foram apresentadas pela Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), e envolveu temas como o custeio pelo CBHSF de representantes em atividades do colegiado e a possibilidade de reeleição dos membros das diretorias do Comitê.
Após intensos debates, a Plenária aprovou a proposta da CTIL em relação ao Artigo 26 que legisla sobre a reeleição dos membros das diretorias Executiva e Colegiada, retirando o trecho do texto atual, que limita a quantidade de reeleições. A justificativa mais recorrente para os membros que votaram a favor dessa alteração levou em conta o bom desempenho da atual diretoria e o reconhecimento das conquistas alcançadas pelo Comitê quando dirigido por pessoas que tenham o comprometimento com a bacia do rio São Francisco. Por outro lado, a plenária manteve o texto original do regimento que proíbe o custeio pelo CBHSF a participação de membros do poder público em atividades do colegiado, a não ser em casos especiais pré-determinados.
“A CTIL analisou essas questões seguindo uma demanda colocada pela própria plenária para que se debruçasse nas contradições existentes no Regimento. Há outros temas que ainda precisam ser discutidos e analisados, mas hoje demos um passo importante. Mais uma vez, esse comitê deu um belo exemplo de participação e construção democrática neste país”, elogiou o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda.
Na tarde desta quarta-feira, os membros do Comitê continuam reunidos na XXVIII Plenária Ordinária do CBHSF, quando discutirão temas internos como o aditivo do contrato de gestão com a agência delegatária, AGB Peixe Vivo, aprovação do Plano de Aplicação Plurianual e o calendário de atividades. Às 15h30, o debate continua com a mesa-redonda Situação Hidrológica a Bacia do Rio São Francisco, que contará com a presença de especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), além de consultores e membros do próprio CBHSF.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF