Após quase dois dias de intensas discussões, os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco finalizaram no início da tarde de hoje, dia 5 de abril, o processo de alteração do Regimento Interno do colegiado, que passa a valer automaticamente após deliberação assinada por seu presidente. O novo regimento foi resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos membros durante a XIII Plenária Extraordinária, realizada no auditório da Agência Nacional de Águas – ANA, em Brasília.
Com mais de 50 artigos, o Regimento Interno do CBHSF dispõe sobre normas, procedimentos, atribuições referentes a todas as instâncias do Comitê no desempenho de suas funções, envolvendo desde a Diretoria Colegiada às Câmaras Técnicas e demais órgãos. É, portanto, de importância fundamental para o processo de atuação institucional do Comitê. O que ficou evidente nas declarações do presidente Anivaldo Miranda e dos diversos membros ao longo de toda a plenária, que discutiu item por item do documento, acatando ou rejeitando as sugestões apresentadas.
A aprovação do Regimento Interno é a finalização de um longo processo. Desde a última plenária ordinária, realizada em Penedo (AL), no mês de novembro de 2012, o tema tem sido alvo de discussões. Inicialmente, houve a coleta de sugestões por parte dos membros. Em seguida, durante três reuniões, a matéria passou pelo crivo da Câmara Técnica Institucional e Legal – CTIL, que analisou o conteúdo sob o ponto de vista de suas implicações legais. O resultado foi reunido numa “minuta”, base da discussão durante a plenária.
O novo Regimento representa um avanço significativo no processo de adequação do Comitê à realidade institucional que marca hoje a sua atuação. A plenária focou justamente nos pontos considerados polêmicos do documento, identificando lacunas passíveis de gerar erros de interpretação e/ou equívocos de natureza administrativa-institucional.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF