A comunidade de Vila Bananeiras, em Arapiraca (AL), conheceu o plano de ações para a recuperação de nascentes na bacia do Rio Piauí, no estado alagoano. O resultado do trabalho foi apresentado pela empresa Phyto Engenharia e identificou 119 nascentes possíveis de recuperação. A apresentação do levantamento foi feita à comunidade e contou com a presença do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, do secretário do colegiado, José Maciel Oliveira, e do coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, Avânio Feitosa.
As nascentes identificadas e que fazem parte do plano de ações estão divididas entre os municípios de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Junqueiro e São Sebastião. Para a preparação do documento, foram levados em consideração alguns aspectos para definir quais estão em condições de recuperação, a exemplo da qualidade da água; identificação de animais; proximidade de equipamentos urbanos; e contaminação hídrica.
O presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, destacou que o trabalho a ser desenvolvido representa uma das iniciativas do CBHSF em promover o saneamento básico nas cidades, com vistas à preservação de nascentes e aquíferos. O coordenador da CCR do Baixo São Francisco, Avânio Feitosa, defendeu que nos próximos anos mais municípios sejam contemplados com as obras promovidas pelo Comitê. “Especialmente, para aqueles que estão inseridos na calha do São Francisco”, ressaltou.
O trabalho realizado pela Phyto irá, ainda, passar por licitação, a fim de habilitar as empresas que irão executar as obras. A contratação das empresas caberá à Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas (AGB) Peixe Vivo e a fiscalização do trabalho ficará a cargo da empresa Gama Engenharia.
Veja o vídeo da TV Gazeta de Alagoas/ Rede Globo, sobre o diagnóstico de nascentes.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF